terça-feira, 10 de março de 2009

Celebração do livro e da leitura

Entre os dias 18 e 25 de abril, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) promove mais uma edição da Semana do Livro, movimento que pretende dar ao livro e à leitura lugar de destaque na mídia e na vida cotidiana da comunidade gaúcha. O evento marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – morte de Cervantes e Shakespeare).
Todo ano, desde 2002, a CRL lança um desafio a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e empresas para que promovam eventos que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade. Os interessados em participar devem preencher um termo de adesão. Para mais informações, entre em contato com Sônia Zanchetta, pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225-5096.

Sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor:
A instituição do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, pela Unesco, internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes – 23 de abril de 1616. Neste dia, de acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa com cada livro vendido e tornou-se tradição presentear livros e rosas. O lema é: Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular iniciativas em prol do livro e da leitura nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
Fonte: http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias_det.php?noticia=427

Nenhum comentário:

Postar um comentário