sexta-feira, 27 de março de 2009

Estátua de Elis Regina é entregue à cidade

Inauguração da estátua de Elis Regina aconteceu na quinta-feira, 26/03/09
Na foto: Maquete representa o monumento que ficará exposto na Usina do Gasômetro
Foto: Fredy Vieira / PMPA

No dia do aniversário de 237 anos da Capital, a prefeitura inaugura hoje(ontem), 26, às 17h, junto à Usina do Gasômetro, uma estátua em homenagem à cantora Elis Regina. Após a solenidade, haverá show do músico Geraldo Flach com a cantora Lúcia Helena, interpretando canções do repertório de Elis.

Confeccionada em bronze, a obra reproduz a intérprete porto-alegrense em tamanho natural, sobre uma base formada por círculos em granito verde e preto, lembrando um LP, com estrelas de metal aplicadas em diversos tamanhos. De autoria do artista plástico José Pereira Passos, a estátua foi doada à prefeitura, através da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), pela Cia. Zaffari.

A homenagem tem origem no Projeto de Lei 295/05, da secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, na época vereadora líder do Governo Fogaça no Legislativo. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em 6 de março de 2006 e sancionado em 30 de março de 2006 (Lei 9.949/06).
Na justificativa do projeto, a autora lembra Elis como expressão cultural e política e seu monumento é "um referencial ... presente não apenas na memória do cidadão porto-alegrense, mas disponível ao olhar de quem percorre a cidade". Clênia destacou o papel de Elis na revelação de compositores e artistas, como Milton Nascimento, João Bosco, Aldir Blanc, Zé Rodrix, Belchior e Renato Teixeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário