
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
C O N V I T E
Honrado e feliz convido conhecê-las.
JANTAR SHOW CORTESIA
com: Adilson Rodrigueiro, Luis Palmeira, Marilia Benites, Elias Barbosa, Valtinho e convidados
PRESENÇA DOS POETAS: PAULO MONTI E ROSSYR BERNY
QUANDO: quinta-feira, 17/12,a partir das 20h
AONDE: Bar Reffê - Rua Barão do Triunfo, 49 - MeninoDeus - POA/RS
Confraternização pré-natalina, sorteio de brindes e muito mais...
Desde já, faça sua reserva: (51-3028 6940 c/Fernando ou 51-97167421 c/Adilson)
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
LANÇAMENTO DO LIVRO "DESCLAUSURA"
Teremos também a comemoração do aniversário do poeta Flávio Dorea!
e ainda:
LOCAL: Quiosque ESTRELA DE LUZ – Avenida Atlântica – em frente ao restaurante La Fiorentina – posto 1 da praia do Leme.
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 14 de novembro de 2009
Poema comestível

domingo, 8 de novembro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
Mercedes Sosa - 9/7/1935 - 4/10/2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Aniversário da Casa do Poeta de Canoas

sábado, 12 de setembro de 2009
Morre no Rio o escritor Antônio Olinto
Olinto, que tinha 90 anos, ocupava a cadeira 8 da ABL desde julho de 1997, quando sucedeu o também escritor Antônio Callado.
O corpo do acadêmico está sendo velado no Petit Trianon da ABL, e às 16h será sepultado no mausoléu acadêmico, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul.
Olinto, que foi casado com a escritora Zora Seljan, falecida no Rio em 2006, não teve filhos. Sua obra abrange poesia, romance, ensaio, crítica literária e análise política.
Morte deixa 'lacuna', diz presidente da ABL
"Olinto representa hoje no Brasil, com seu desaparecimento, um famoso clichê: uma lacuna. Ele escreveu uma obra importantíssima e ao mesmo tempo foi um grande propulsor da cultura brasileira. Ao lado do escritor, havia o administrador cultural. Só para dizer um pouco sobre seu lado administrador, ele foi diretor durante 8 anos das bibliotecas do Rio de Janeiro. Reformou mais de 20 bibliotecas e transformou essas bibliotecas em centros de estudo e literatura, especialmente para crianças e jovens".
O presidente lembrou ainda do lado jornalista do escritor. "Ele tinha uma carreira de jornalista, vindo de um seminário onde aprendeu muito latim e tinha uma cultura clássica abrangente. Era um dos poucos acadêmicos que sabia latim e grego. Entrevistou várias pessoas e manteve no jornal O Globo, durante 25 anos, uma coluna chamada porta de livraria".
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1301963-5606,00-CORPO+DO+ESCRITOR+ANTONIO+OLINTO+E+VELADO+NA+ABL+NO+RIO.html
terça-feira, 8 de setembro de 2009
[NetHrA]

Formada pelos músicos Álvaro Luthi (violas, guitarras e vocais), Everton Porto (violas e guitarras), Cláudio Bonder (vocal), Edson Jr. (baixo e vocais) a NetHrA está lançando seu segundo CD “sÓ sEM SoLiDãO”, no dia 03/10, no Teatro do CIEE. O show de lançamento do cd contará com as participações de João Maldonado (teclado), Daniel Fontoura (bateria). A direção cênica é de Marcelo Restori (diretor do Falos & Stercus).
Com sua sonoridade característica marcante e permeando sempre o Single Rock e o Pop alternativo a NetHrA atingiu posição de destaque e é hoje uma das bandas do sul do Brasil de maior sucesso no Myspace, com mais de 90.000 acessos. Como tônica do novo trabalho, a mistura entre um som extremamente simples e popular e ao mesmo tempo com extremo requinte que nos remete as melhores baladas dos anos 70, 80 e 90.
A NetHrA gravou seu novo trabalho nos estúdios da ACIT em Porto Alegre, com a produção musical de Vinicius Tonello e a produção artística de Raul Albornoz.
As 11 faixas, em sua maioria, baladas POP românticas, que falam de emoções e situações do cotidiano já estão disponíveis em cd e pen drive. Com letras quase ingênuas, a banda procura trazer as emoções em sua forma mais pura e direta, tentando se aproximar ao máximo dos “estados de só e sem solidão “.
A idéia de criar a banda partiu de uma lacuna que os próprios integrantes sentiram, de uma geração que acabou por ficar sem seu espaço, mas que ainda está em plena produção artística. A Banda não quer ser um ícone, mas uma opção para um público que já sabe o que quer o que gosta e que, também saberá entender o som e as letras. O conceito da banda se entende como o Pop Rock Cult, não como uma versão retrô, mas como uma opção de nova tendência no rock brasileiro.
Onde: Teatro do CIEE
Quando: 03 de outubro
Horário: 20h 30min
Endereço: Dom Pedro II, 861
Ingressos antecipados: R$ 15,00
No local: R$ 20,00
domingo, 6 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Mi coraje, Tu coraje

Amigos y Amigas:
Tenemos el agrado de invitar a Ud, y a todas quienes participan en las diferentes redes sociales,artisticos y/ o culturales de Osorno para el día 10 de Septiembre en la ciudad de Puerto Varas, Hotel Melía, de 15hrs a 19.00 hrs, dónde se llevará a cabo el proyecto nacional
“Mi Coraje, Tu Coraje” , evento gratuito destinado a mujeres, el cual se repetirá en las 15 capitales regionales de Chile, cuyo objetivo es generar un contexto emocional positivo y que pretende cambiar el ánimo nacional como respuesta a la crisis financiera y al temor generado por ésta. “Cuando tocas a una mujer, tocas al mundo” dice el refrán y por ello los organizadores han diseñado este proyecto que considera eventos gratuitos en el que se apoyará a las participantes a reconocer sus fuentes de coraje, dado que las mujeres son multiplicadoras de buenas noticias. En cada evento, con una duración de 3 a 4 horas, cada mujer tendrá la oportunidad de contar sus historias de coraje y compartirlas con otras. La idea es que cada participante reconozca su coraje y sea testigo de la experiencia de otras, para regresar a su vida cotidiana reconociendo el coraje de quienes la rodean. Los organizadores del encuentro son Brahma Kumaris World Spiritual University, Sernam, Prodemu, Fundación Avina y The Newfield Network entre otros.
Esperamos contar con vuestra delegación confirmando al mail.
Atte,
Mi Coraje Tu Coraje Los Lagos
corajeloslagos@gmail.com
Carola Mattheos Angélica Fanjul, Caroline Ward, Karen Müller, Valentina Orrego L.,
Jacqueline Lagos,,Natalia Di Pascua,Carmen Paz Larraguibel
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Marcha Mundial por la Paz y la No Violencia

Siendo parte activa de la marcha, la Corporación se encuentra organizando el Festival por la Paz y la Noviolencia de Soacha, actividad que se realizará el día 5 de septiembre en la plaza central del municipio a la 1:00 p.m. y contará con un concierto de Dr Krápula, Vía Rústica, Walka , Seres, Depreset, Bre-Ska, AC Jordan, Duncam y por Soacha la agrupación Antara.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
sábado, 15 de agosto de 2009
Converses Literàries a Formentor 2009 - Geografies Literàries
http://www.conversesformentor.com/index.html
terça-feira, 11 de agosto de 2009
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Poema no ar / Poema en el aire

Quando pela primeira vez tive em mãos o conteúdo do livro intitulado "Poema no ar" de Paulo Monti, percebi que estava entrando no universo mais íntimo de sua existência, os sentimentos. Seus textos não são de auto-promoção, nem de superficialidade. São poemas que possuem uma atmosfera solitária e misteriosa misturada ao romantismo quase passional de momentos intensamente vividos e que se fizeram tatuados na memória da sua alma. Cada poema traz uma história que instiga a imaginação de quem os lê. São pedaços de um quebra cabeça fascinante que, a cada verso, vão se revelando e se desnudando através de seus impulsos emocionais e de seus sonhos que transcendem o habitual.
Ao absorver cada verso, fui inteiramente tomada pela certeza de que um dos melhores poemas de Paulo Monti – não está no livro que hora tenho a alegria de prefaciar e que está fadado ao sucesso. Encontra-se, sim, em seu coração. Coração que transborda amor, delicadeza e poesia.
Venha, caro leitor, entrar no mundo poético de Paulo Monti e desfrutar de toda a sua ousada inquietação existencial.
Jane Botti
Porto Alegre, Brasil, dezembro de 2008
Prologo
Cuando por primera vez tuve en mis manos el contenido del libro titulado “Poema en el aire” de Paulo Monti, he percibido que entraba en el universo más íntimo de sú existencia, los sentimientos. Sús textos no son de autopromoción ni de superficialidad. Son poemas que tienen una atmosfera solitaria y misteriosa mezclada con el romanticismo casi pasional de momentos intensamente vividos que se quedaron marcados en la memoria de sú alma. Cada poema trae una historia la cual incita a la imaginación de quien los lee. Son pedazos de un rompe cabezas fascinante que a cada verso se van reflejando y desnudándose a través sús impulsos emocionales y de sús sueños que trascienden lo común.
Al absorber cada verso fuí enteramente invadida por la certidumbre de que uno de los mejores poemas de Paulo Monti – no está en el libro que ahora tengo la alegría de prologar y que está destinado al éxito. Se encuentra, sí, en sú corazón. Corazón que desborda amor, sutileza y poesía.
Ven estimado lector a sumergirte en el mundo poético de Paulo Monti y disfrutá de toda sú audaz inquietud existencial.
Jane Botti
Porto Alegre, Brasil, dezembro de 2008
Comentário
Ao entrar no mundo dos sentimentos em Poesias de Paulo Monti nos encontramos em um universo intimista deixando a descoberto seus sentimentos mais profundos à sua terra, país, tudo isso que um poeta e grande ser humano transmite em poesias isso que os poetas temos a máscara onde escondemos a sensibilidade mas, neste livro, vemos o mais íntimo de seu coração. Um livro que não podes deixar passar em tua vida para ler cada dia uma poesia, desfrutar, regozijar-se em cada frase, palavra, no conjunto de sua poesia.
As palavras sobram ao lê-lo, dar-te-ás conta por quê?
Ao meu querido amigo Paulo Monti minhas felicitações e votos de grande êxito certamente muito merecidos.
María Elena Sancho
Buenos Aires, Argentina
Comentario
Al entrar en el mundo de los sentimientos en Poesías de Paulo Monti nos encontramos en un universo intimista dejando al descubierto sus sentimientos mas profundos a su tierra, pais, todo eso que un poeta y gran ser humano trasmite en poesías eso que los poetas tenemos la mascara donde escondemos la sensibilidad pero en este libro vemos lo más íntimo de su corazón. Un libro que no podes dejar pasar por alto en tu vida para leer cada día una poesía disfrutar regocijarse en cada frase, palabra, en el conjunto de su poesía.
Las palabras sobran al leerlo te darás cuenta por que?
A mí querído amigo Paulo Monti mis felicitaciones y gran éxito muy merecido por cierto.
María Elena Sancho
Buenos Aires, Argentina
...encontrar al camino de las palabras, el de ida, venida y permanencia, frente al lenguaje bursátil y matemático de hoy, es un precioso descubrimiento.
PAULO MONTI encuentra ese camino, de ideas y de sentimientos, como un natural desafío.
Agradables a los oídos, sedante a los ojos, dulzura al corazón, los poemas al aire son una especie de vuelo...Recién editados, en nuestros idiomas de allá y de acá, sin frontera, como en un cielo muy transparente, son un comienzo que mañana, por su segura vocación, cuidado y empeño, no se detendrá, avanzando, creciendo, superando a él mismo, digo, al poeta de hoy.
Y como estamos ahora, estaremos allí, en Brasil o en Argentina, muy cerca del autor, incentivando, aplaudiendo.
Mientras, seguimos deliciándonos con la lectura atrapante de su primer libro.
Es una promesa.
Perpétua Flores
Buenos Aires - Argentina
terça-feira, 14 de julho de 2009
quarta-feira, 24 de junho de 2009
sábado, 20 de junho de 2009
Decires - Revista de letras, artes y cultura

Bellisima publicación desde Cosquín-Córdoba – Argentina, gracias a la solidariedad y grand tenacidad de Victoria Servidio que contra vientos y marea, fiel a sús ideales sigue la lucha que es hacer llegar hasta nosotros uma revista en papel de mucha calidad y, lo que a mi me parece lo más importante que es la publicación de todos nosotros, poetas contemporâneos y sin la projección de los dichos consagrados.
E-mail: deciresrevista@yahoo.com.ar
Sitios de venta
CÓRDOBA: BABEL LIBROS CASEROS 272
COSQUÍN: LIBRERÍA MORENO AVD SAN MARTIN 1116 COSQUÍN: CHAZARRETA 155.LOSCAROLINOS.TE 450712
terça-feira, 9 de junho de 2009
STOP RACISM WORLD PEACE MESSAGE
Forward this message to as many people as possible.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Sylvia Marteleto - Azedume
Olá, amigos, literatos e visitantes da Revista Literária Paralelo 30!
Neste mês de Junho, gostaria de contar com a compreensão de vocês, pois gostaria de notificá-los do lançamento do meu novo livro de contos, intitulado "Azedume". De antemão, peço desculpas aos que esperavam nesta coluna por alguma crônica inédita... Mas, verdade seja dita: para quem se envereda nos caminhos da literatura independente, vez ou outra é preciso um pouco de coragem para divulgar alguma publicação. E cá estou eu... informando à todos que o livro "Azedume" está disponível para encomendas.
Para os leitores mais tradicionais e revoltados contra esta pequena propaganda, que lendo agora estas linhas já começam a se questionar quanto à sanidade do sr. Paulo Monti (que deixa uma colunista se utilizar do espaço proposto à literatura para fazer uma publicidadezinha), respondo - ou melhor, apelo:
Eu poderia estar matando,
Eu poderia estar roubando,
Eu poderia estar escrevendo mal como o Paulo Coelho,
Eu poderia estar me utilizando do gerúndio para vender algo pelo telefone,
Eu poderia estar estudando para prestar algum concurso público,
Eu poderia estar matriculada em Direito,
Mas, estou mais uma vez optando por não ganhar dinheiro,
Optando por minha imaginação,
Optando por escrever,
E optando por vender o que optei.
Não se preocupe, você é livre para optar por não comprar o que eu escrevi.
SOBRE O LIVRO AZEDUME (DISPONÍVEL PARA ENCOMENDAS: sylvia_contus@hotmail.com / contus_humanus@yahoo.com.br)
Azedume é o segundo livro individual de Sylvia Marteleto. Este novo trabalho independente, publicado em 2009 pela Editora-Gráfica Literatura, contém cinco contos. Neles, há a investigação acerca dos interesses ocultos das personagens (como é o caso dos contos “O Drama de Jandira” e “A Grande Pergunta”), o desespero humano em circunstâncias onde imperam o egoísmo, a fragilidade e o pecado (“Magnus”), os desencontros de vidas fadadas ao fracasso (“Sobre Duas Amigas Vedetes”) e uma pequena história sobre a face patética de todos nós, contada com pitadas de humor (“O Julgamento”).
SOBRE A AUTORA:
Sylvia Marteleto é filósofa, escritora independente e reside em Belo Horizonte. Publicou contos, crônicas, artigos, ensaios, poesias e resenhas em diversos veículos virtuais, tais como a Revista Literária Paralelo 30, os sites Shvoong e Recanto das Letras. Já publicou artigos acadêmicos nos sites Portal da Filosofia e na Revista Exagium. Tem artigos e crônicas publicados em outros Estados: periódico Cordel no Meio do Mundo (PE) e Jornal de Assis (SP). Participou da 2ª edição do fanzine Paideuma como poetisa convidada. Participa do catálogo artístico independente Sociedade Mutuante. É autora do livro Contus Humanus (2006), participou do primeiro opúsculo coletivo da Coleção Vermes Poéticos (em parceria com mais três autores) e integrou a Antologia Contos Fantásticos 14, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Atualmente, cursa o mestrado em Filosofia na UFMG.
domingo, 17 de maio de 2009
Fallece el poeta Mario Benedetti a los 88 años
Mario Benedetti, poeta del amor y del exilio, muere en Montevideo a los 88 años. Tras una larga enfermedad que amagó varias veces con llevarse a este best seller de las letras uruguayas, de los sentimientos, a este popularizador de la poesía en español como casi ningún otro. La muerte, es decir, esa enfermedad pulmonar crónica que padecía, se lo llevó por delante tras su cuarto ingreso en un año en el hospital Impasa, de Montevideo.
domingo, 10 de maio de 2009
Convocatoria - III Festival Palabra en el mundo

segunda-feira, 4 de maio de 2009
sábado, 2 de maio de 2009
Brasil en la 35ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires
IV Festival Internacional de Poesia- En el marco de la 35° Feria Internacional del Libro de Buenos Aires
Se presenta el poeta y profesor Roberto Miranda.
19:00 - 20:00.
Recital de poesía.
Participan: Nicolás Rojo (Santa Fé), Luciana Mellado (Chubut), Osías Stutman (Argentino, reside en Barcelona, España) , Antonio Miranda (Brasil) y Laura Yasán.
Coordina: Fernando Caniza.
Día del Brasil en la Feria del Libro con un recital de música popular brasileña (chorinho) a las 16.30 horas en la Sala José Hernández.

Entre vos y yo - Maria Elena Sancho
terça-feira, 21 de abril de 2009
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Velório de Xico Stockinger está previsto para as 8h no Margs
Xico tinha saúde frágil, sofria de diabetes e cardiopatias, mas não parecia disposto a morrer. Eram assombrosos tanto a sua disposição quanto o seu humor. Sobre as dezenas de safenas e mamárias que carregava no peito, gostava de repetir em tom de pilhéria:
— Sou uma Veneza.
A grande marca que ele deixa diz respeito, talvez em iguais medidas, à força de sua presença no cenário artístico do Rio Grande do Sul, à marca expressionista que ele ajudou a cunhar e à sua persistência como criador.
Nascido em Traun, na Áustria, educado em São Paulo, ele se iniciou na arte no Rio de Janeiro, mas escolheu Porto Alegre para viver e trabalhar. No Rio Grande do Sul, esteve ligado à fundação do Atelier Livre da prefeitura e à consolidação do Margs, atuou em diferentes frentes, sempre congregando e articulando grupos.
Como artista, trabalhando em diferentes linguagens, da caricatura à xilogravura, mas sobretudo na escultura (em bronze, pedra, ferro e madeira), foi figura decisiva na fixação de certa vertente da arte moderna, em especial aquela ligada ao expressionismo.
Ficaram célebres seus guerreiros que combinavam troncos de árvores e peças de ferro. Surgidos aos tempos da ditadura militar no Brasil, logo foram identificados como ícones da resistência.
Às vésperas de completar 90 anos, Xico mantinha-se fidelíssimo à urgência de produzir. Dedicava as manhãs e as tardes, diariamente, à lida com o barro, a pedra, a madeira, a cera, o gesso, os metais. À noite, desenhava. Não frequentava muitas festas (o vinho estava proibido pelo médico) e já evitava os vernissages.
Tinha sempre alguma tirada bem-humorada para comentar a surdez que lhe fazia companhia há quase meio século:
— Sou um surdo convicto.

É dele um dos conjuntos escultóricos mais famosos, instalado na Praça da Alfândega, em Porto Alegre: em pé, Carlos Drummond de Andrade lê para Mario Quintana.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Estátua de Elis Regina é entregue à cidade

Na foto: Maquete representa o monumento que ficará exposto na Usina do Gasômetro
No dia do aniversário de 237 anos da Capital, a prefeitura inaugura hoje(ontem), 26, às 17h, junto à Usina do Gasômetro, uma estátua em homenagem à cantora Elis Regina. Após a solenidade, haverá show do músico Geraldo Flach com a cantora Lúcia Helena, interpretando canções do repertório de Elis.
Confeccionada em bronze, a obra reproduz a intérprete porto-alegrense em tamanho natural, sobre uma base formada por círculos em granito verde e preto, lembrando um LP, com estrelas de metal aplicadas em diversos tamanhos. De autoria do artista plástico José Pereira Passos, a estátua foi doada à prefeitura, através da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), pela Cia. Zaffari.
A homenagem tem origem no Projeto de Lei 295/05, da secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, na época vereadora líder do Governo Fogaça no Legislativo. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em 6 de março de 2006 e sancionado em 30 de março de 2006 (Lei 9.949/06).
Na justificativa do projeto, a autora lembra Elis como expressão cultural e política e seu monumento é "um referencial ... presente não apenas na memória do cidadão porto-alegrense, mas disponível ao olhar de quem percorre a cidade". Clênia destacou o papel de Elis na revelação de compositores e artistas, como Milton Nascimento, João Bosco, Aldir Blanc, Zé Rodrix, Belchior e Renato Teixeira.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Homenagens à Capital começam amanhã, 21/3/09
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=104542&p_secao=3&di=2009-03-19
quarta-feira, 18 de março de 2009
35ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires

Fechas y horarios de funcionamiento
Funcionamiento para el público en general:
23 de abril al 11 de mayo de 2009, en los siguientes horarios:
Domingos a jueves, de 14:00 a 22:00
Viernes y sábados, de 14:00 a 23:00
Jueves 30 de abril, de 14:00 a 23:00 - Víspera de feriado
Ubicación:
Se desarrolla en La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires.
Inauguración oficial de la Feria:
La ceremonia se realizará el día jueves 23 de abril a las 18:30.
La escritora argentina Angélica Gorodischer, será la oradora principal del acto inaugural de la próxima edición de la Feria Internacional del Libro de Buenos Aires.
Lema de la Feria:
sábado, 14 de março de 2009
sexta-feira, 13 de março de 2009
Convite
Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul
Lei 12.772 de 04.09.2007
Convidamos para a Sessão Solene de Posse da nova Diretoria da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul – biênio 2009-2010 – a realizar-se no dia 17 de março de 2009, às 17 horas, em sua sede, na Rua Sarmento Leite, 933, Porto Alegre, RS.
Eloá Muniz
Presidenta
terça-feira, 10 de março de 2009
Celebração do livro e da leitura
Todo ano, desde 2002, a CRL lança um desafio a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e empresas para que promovam eventos que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade. Os interessados em participar devem preencher um termo de adesão. Para mais informações, entre em contato com Sônia Zanchetta, pelo e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone (51) 3225-5096.
Sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor:
A instituição do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, pela Unesco, internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes – 23 de abril de 1616. Neste dia, de acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa com cada livro vendido e tornou-se tradição presentear livros e rosas. O lema é: Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular iniciativas em prol do livro e da leitura nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
Fonte: http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias_det.php?noticia=427
sábado, 28 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Agenda Cultural
Programa radial argentino
producido y conducido por
María Elena Sancho sábados
de 20 a 21 h
hora argentina
sólo por Internet: http://www.arinfo.com.ar/
"Calidoscópio"
Programa radial argentino
producido y conducido por
Ana María Garrido domingos
de 18 a 20 h
hora argentina
http://www.raices885.com.ar/
Revista Decires
DeciresRevista de letras, artes y culturaCosquin, Córdoba, Argentina
Secretaria General y Coordinación Editorial:
Victoria Servidio
deciresrevista@yahoo.com.ar
Teléfono 03541 450712 - Dirección postal: Chazarreta 155 - Bª Los Carolinos - C.P. 5166
Cosquín Pcia. de Córdoba
14 Festival Internacional de Poesia de Havana
dedicado à poesia dos povos do Meio Oriente
TEMAS PRINCIPAIS
Poesia e responsabilidade cidadã
Os poetas e a luta contra a guerra no Meio Oriente
Sitios web: http://www.cubapoesia.cult.cu/
http://www.palabradelmundo.cult.cu/
arteBA'09
FECHAS
22 AL 26 DE MAYO DE 2009
LUGAR
LA RURAL. PABELLONES AZUL Y VERDE
Av. Sarmiento 2704, Buenos AIres
HORARIO 13 A 22 HS
EVENTOS
Inauguración oficial: 21 de Mayo a las 19 hs (por invitación)Apertura al público: 22 de Mayo 13 hs Entrega del Premio arteBA-Petrobras de Artes Visuales: 22 de mayo 13.30 hs en auditorio.
Cierre de feria: 26 de mayo a las 22 hs
Flavia Cosma
Deuxième lecture multilingue de la série 2009
Tous les premiers mercredis du mois, Élizabeth Robert reçoitdès 17h30 (lectures débutant à 18h00 jusqu'à 20h00) au Le Dépanneur Café 206, rue Bernard OuestMontréal, Québec H2T 2K4514.271.9357
http://ca.mc883.mail.yahoo.com/mc/compose?to=info@ledepanneurcafe.com
Programme provisoire du Mercredi 4 mars 2009 :
Ilona Martonfi (anglais)Flavia Cosma (roumain, espagnol & anglais)Angela Leuck (anglais et français)Patrick Coppens (français)Danielle Forget (portuguais) èmèf fera du Spoken Word cinématographique en français.
Nous tenons à remercier Adage, la Ligue des poètes canadiens, le Conseil des arts du Canada, ainsi que Conseil des arts et des lettres du Québec pour leur soutien.
10º ENCONTRO
INTERNACIONAL LITERARIOaBrace
Porto Alegre de 14 a 20 de abril de 2009.
De 18 a 25 de abril ocorrerá a Semana do Livro, que a Câmara Rio-Grandense do Livro promove, anualmente, para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – morte de Cervantes e Shakespeare). Informações: sonia@camaradolivro.com.br
e (51) 3225.5096.
MARCELO Y RAMIRO MARQUEZ CANTAN A CORTAZAR / LUNES 02 DE MARZO 21.30 hs
Marcelo Márquez & Ramiro Márquez (canto y guitarra) presentan un recital en homenaje a Julio Cortázar en el 25º aniversario de su fallecimiento, consistente en 12 canciones con música propia sobre poemas del entrañable escritor (los derechos cedidos por Aurora Bernárdez). Incluye temas como "Te quiero, país", "La Cruz del Sur", "Los amigos". "LO QUE BORGES NOS CONTO" / VIERNES DE MARZO 22.00hsEspectáculo sobre Jorge Luis Borges con Santiago Kovadloff en el relato, comentario e interpretación de textos y César Lerner (acordeón, piano y percusión) con Marcelo Moguilevsky (vientos, voz y percusión) en la lectura musical del maestro. Fuente: http://www.clasicaymoderna.com/
A Coordenadoria de Poesia e Literatura, da Secretaria Municipal de Cultura - Maricá/RJ, tem o prazer de convidar a todos para juntos construirmos o projeto MARICÁ - CIDADE DA POESIA lançado final do ano passado com a presença do escritor e poeta Affonso Romano de Sant´Anna e que terá continuidade com a 1a. MOSTRA BRASILEIRA DE POESIA a ser realizada nos dias 14 à 21 de março do corrente ano, nesta cidade.Paulo Souza - coordenador3731-1432 e 2637-5959 Beth Araujo –coordenação Rio/Niterói
Tel.2224 87 27/ 83 27 8064
Fonte: Belvedere Bruno
Las Filigranas de Perder
Como preparación para la Cumbre Mundial de Paz que organiza Pacifistas Sin Fronteras, Las Filigranas de Perder está organizando el Concurso Mundial de Poesía y Cuento Pacifista, que busca incentivar a los escritores a reflexionar y escribir sobre el tema del pacifismo más allá del mero rechazo a la guerra.
http://lasfiligranasdeperder.blogspot.com/
Generación Abierta en Radio
Letras-Arte-Educación
Todos los sábados de 15 a 15,30 hs en FM Cultura Musical, 100.3
Por internet:
http://www.culturamusical.com.ar/
Para comunicarse en vivo con el programa llamar a los teléfonos 50319803 y /o 50319804 Buenos aires - Argentina
Silvia Gers, el Sábado 07 de Marzo, 21:30 hs. en La Forja, Bacacay 2414 Cap. - Buenos Aires - Argentina

EXPOSICIÓN TRAYECTORIA DE PERPÉTUA FLORES
AMIGOS, me adelanto a la invitación "oficial" para ganar tiempo,avisándoles que el DOMINGO OCHO DE MARZO, va a serinaugurada mi EXPOSICIÓN TRAYECTORIA en homenaje al DIA INTERNACIONAL DE LA MUJER y a mis cuatro veces dies años de Argentina. Me he puesto "contra la pared", una "demorada" pared,para que ustedes pasen por ella sus ojos atentos y mansos,sobre fotos, recortes, fotos, fotos, dibujos, curiosidades,fotos (mías y de amigos), frases, poemas, postales... De algo tengo seguridad: no se van aburrir... Verán muchos testimonios de una actividade permanentey plena de entusiasmo. Sali a buscar unos metros de pared y la generosidad de la Directora de la ESCUELA INTEGRAL DE ARTE, la ecuatoriana FREDA MONTAÑO me cedió ese cálido y amplio espacio. Allí también tienen servicio de comida y bar, podrá probar algo típico de su país... Recuerden DOMINGO, 8 DE MARZO A LAS 18 HORAS CALLE CHILE 1331 (Entre Rodriguez Peña y San José) Los espero con mucha emoción y cariño Perpétua Flores